top of page

UrbinoInAcquerello 2023

  • Foto do escritor: carlapetrini
    carlapetrini
  • 29 de set.
  • 2 min de leitura
ree

Em 2023, para celebrar o aniversario de 600 anos de nascimento do duque de Urbino entre 1444 e 1482, Federico de Montefeltro, a 8ª edição do festival UrbinoInAcquerello convida os artistas a criarem uma obra inspirada no tema “Um presente Cultural para a Humanidade”.

O duque, além de comandante e estrategista militar, era um homem das letras e investiu no mecenato cultural. Seu palácio tornou-se ponto de encontro de arquitetos, pintores e escritores.


Tive a grata alegria de fazer parte do grupo de aquarelistas brasileiros no Festival UrbinoInAcquerello pelo 7ºano consecutivo, sob a curadoria geral da querida Soha Khalil e da lider brasileira Ivani Ranieri, e minha aquarela retrata o “Parque Nacional Serra da Capivara”.

O parque, com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, está localizado no nordeste do Brasil, entre os estados do Maranhão e do Piauí, e guarda a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo: mais de mil, e cerca de 150 deles são abertos ao público. Entre vales e paredões de rochas sedimentares, é um monumental museu a céu aberto, e a maioria destes sítios contém painéis de pinturas e gravuras rupestres espetaculares, de grande valor estético e arqueológico, que testemunham a presença de humanos e animais pré-históricos.

Foi criado em 1979, para preservar os vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem nas Américas. Sua demarcação foi concluída em 1990, e por sua importância, foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade em dezembro de 1991. Com vegetação e relevo diversificado e paisagens de beleza surpreendente, possui pontos de observação privilegiados de vales, serras e planícies, o que lhe permite também participar da lista indicativa brasileira como Patrimônio Misto, ou seja, Cultural e Natural. Estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré-históricos. Os artefatos encontrados apresentam vestígios do homem que podem ter 50.000 anos, e têm fornecido dados e informações importantes para uma revisão geral das teorias estabelecidas sobre a entrada do homem no continente americano.





 
 
 

Comentários


Carla Petrini © 2025 - Todos os direitos reservados  .  Imagens protegidas por direito autoral

  • Wix Facebook page
  • Ícone do App Instagram
bottom of page