UrbinoInAcquerello 2021

De 3 a 5 de setembro acontece a edição de 2021 do festival UrbinoInAcquerello, mais um grande festival internacional de aquarela que tenho a alegria de participar!

UrbinoInAcquerello celebra o grande Raffaello Sanzio, por ocasião dos 500 anos de sua morte. As homenagens começaram durante o Festival de 2019 com uma grande pintura coletiva, onde artistas do mundo todo se reuniram para pintar juntos, inspirados por Raffaello, o filho mais ilustre da belíssima cidade de Urbino, já almejado a exposição de 2020.

As comemorações que estavam previstas para o ano passado infelizmente foram adiadas. Os artistas foram convidados então a pintar uma obra inspirados nas obras de Raffaello, na cidade de Urbino e em referências culturais pessoais.

Este ano, a garra e determinação da querida Soha Khalil, coordenadora do evento, e toda sua equipe, consiguiu trazer a tona novamente este incrível festival de aquarela e as obras de 610 artistas, de 50 países participantes.


Tenho a honra de representar o Brasil no evento desde 2017, com um grupo de aquarelistas espetacular, sob a curadoria de Ivani Ranieri.

Meu trabalho se baseou nos querubins da famosa pintura de Rafaello “Madonna Sistine”, provavelmente os querubins mais copiados na historia da arte. Me vali também das pinturas que realizei na Fortezza Albornoz, nos 3 anos que tive a oportunidade de estar presente ao evento, um lugar magico, de onde se pode observar a linda cidade de Urbino de um ponto de vista privilegiado. Para aproximar Raffaello e Urbino da minha realidade, acrescentei o céu que observo do meu ateliê em São Paulo. Os querubins de Rafaello, envoltos por nuvens, descansam e observam a Madonna e seu filho Jesus com olhos curiosos, brincalhões e inocentes. Os meus, repousam e guardam a cidade de Urbino para todos nós!


Grazie cari Soha e Ivani! A più presto UrbinoinAcquarello!

#UrbinoInAcquerello2021


https://fb.watch/aoMWoIuzFz/


https://www.facebook.com/100000288835551/videos/475695233869119/