La Divina Commedia - UrbinoInAcquerello

Para a celebração dos 700 anos da morte do maior poeta da lingua italiana, Dante Alighieri, o "poeta supremo", UrbinoInAcquerello convida os artistas a se unirem ao projeto "Together Online Dante 2021", e escolher para ilustrar, um dos versos da obra prima do poeta, LA DIVINA COMMEDIA.


Mesmo depois de 700 anos da morte de Dante Alighieri, o primeiro e maior poeta da língua italiana, ainda vale a pena embarcar na aventura de viajar com ele em sua monumental "Divina Comédia".

O poema épico descreve a viagem imaginária do próprio Dante às três esferas do além-vida para a religião católica - Inferno, Purgatório e Paraíso, e representa a jornada de uma alma até Deus.

Os mais de 14 mil versos, sublimam a necessidade de se seguir o caminho do bem e da ética. O protagonista é o símbolo do cidadão comum, que tem dúvidas, hesita, é tentado pelo mal, e ao longo do poema contorna os obstáculos que, aos poucos, vão se apresentando pelo percurso.

Dante fala diretamente com o leitor atual, cidadão do mundo, que sofre e luta para alcançar os ideais de união, justiça, amor e a fé num mundo melhor.


Minha aquarela se basea no CANTO XXVII-61, do PURGATÓRIO

“Lo sol sen va”, soggiunse, “e vien la sera; non v'arrestate, ma studiate il passo, mentre che l'occidente non si annera”. .

”Transmonta o sol, a noite segue o dia, Não vos detende; a passo andai ligero, Que o Ponente já trevas anuncia”.


Parabéns à querida Soha Khalil, coordenadora e toda sua equipe, por mais uma ideia incrivel e a oportunidade de unir tantos artistas em mais um grande projeto. Muito feliz em fazer parte!

E que a luz esteja logo ali, além da escuridão!
























Aquarela sobre papel, 26 x 36 cm, 2021


https://www.facebook.com/100000288835551/videos/pcb.4482815171738066/523850565476560


#UrbinoInAcquerello #urbinoinacquerellodante #danteurbinoinacquerello