Diálogos em papel no Museu
- carlapetrini
- 25 de set.
- 2 min de leitura
Muito feliz em fazer parte de mais esta exposição - “Diálogos em Papel no Museu”
A exposição reúne obras de 81 grandes artistas de várias partes do Brasil, com trabalhos realizados em aquarela, colagem, desenho, escultura, fotografia, gravura, pintura e técnica mista. Todas as obras foram confeccionadas em papéis artesanais da Moinho Brasil entre os anos de 2018 e 2022.
O grupo “Diálogos em Papel” foi criado pela artista plástica Rita Caruzzo em 2018. A princípio seria um projeto para testar técnicas de artes sobre o papel artesanal produzido pela Moinho Brasil. O projeto evoluiu e ampliou atuações, participando de várias exposições de artes nestes 4 anos que se seguiram.
O projeto está ligado a questões ambientais, com foco no que diz respeito ao uso do papel artesanal, feito a partir de resíduos agrícolas, pela empresa Moinho Brasil, fundada há 37 anos por Renata Telles e Antônio Eduardo Bosquê (em memória) com o propósito de reciclar resíduos agrícolas, aparas industriais e fibras vegetais para produzir papéis. Foram anos de pesquisas para chegarem a várias texturas e gramaturas de papéis, muitos deles usados para várias técnicas na arte.
Entre os atributos do projeto, o principal é o de levar questionamentos sobre conservação e proteção do meio ambiente, em especial o uso do papel, sua reciclagem e as formas como pode ser utilizado de maneira consciente, ligando a reciclagem com a Arte.
Os artistas puderam dialogar livremente sobre os papéis da Moinho Brasil, apontando possibilidades e traçando caminhos.
Apresento na exposição uma aquarela sobre papel, de 29,5 x 41,5 cm, produzida este ano. A aquarela foi pintada sobre o Papel Pantanal.
A abertura da exposição será no próximo sábado, dia 09 de julho de 2022, a partir das 16h, no Museu Paulo Setúbal, em Tatuí SP.
A mostra segue até dia 02 de agosto, com entrada franca .
Aguardamos por todos!


























Comentários