Dia Mundial de Conservação da Natureza
- carlapetrini
- 30 de set.
- 1 min de leitura

29 de julho de 2023
Mais uma grande alegria... ver meu trabalho ilustrando os "Rios voadores", no Dia Mundial de Conservação da Natureza, numa publicação da "Iniciativa Inter-religiosa Pelas Florestas Tropicais" - Iri Brasil (ONU), coordenada por Carlos Vicente!
"Como seria ilustrar a formação dos rios voadores por meio da arte?
Neste Dia Mundial de Conservação da Natureza, trouxemos para reflexão a importância dos rios voadores. Mas o que isso tem a ver com conservação da natureza? TUDO!
Os rios voadores são cursos de água atmosféricos, que transportam bilhões de toneladas de água em forma de vapor pelas correntes aéreas. Elas se movimentam acima de nós, carregando umidade da bacia amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste, Sul do Brasil e aos países vizinhos.
As Florestas Amazônicas funcionam como promotoras do ciclo das chuvas por meio dos rios voadores. Estima-se que uma árvore com 20 metros de diâmetro de copa pode evapotranspirar mais de 1000 litros de água por dia. Esse valor é equivalente a mais do que seis vezes o que um brasileiro usa diariamente. A Floresta Amazônica tem cerca de 600 bilhões de árvores, podendo produzir aproximadamente 20 bilhões de toneladas de água por dia. Assim, pode ser considerado um volume impressionante de vapor de água, sendo superior à própria vazão do rio Amazonas.
Os rios voadores são fontes importantes de água, irrigando lavouras, enchendo rios e represas, ou seja, fundamentais para nossa economia. Incrível, não é mesmo?
Nosso muito obrigada a Carla Petrini pela linda obra em aquarela e também ao editor Kiko Barbosa!
Rios voadores: água no ar, vida na terra. Essenciais para equilíbrio climático, chuvas e produção de água." Iri Brasil

Comentários