top of page

"Além das mil e uma noites e dias: 35 anos do Ateliê Calcográfico Iole", exposição comemor




Tenho muito prazer em participar desta segunda exposição em comemoração aos 35 anos do Ateliê Calcográfico Iole.

No Ateliê tive a oportunidade de conhecer e praticar grande parte de tudo que sei sobre gravura, sob a orientação da querida mestra Iole Di Natele, além de criar laços de amizade sincera que me acompanham por toda a vida! É com muito orgulho que agradeço o convite para comemorar esta jornada!


Fundado em 1980 pela artista italiana, brasileira por opção, Iole Di Natale, o Ateliê Calcográfico Iole mantém sua proposta como um espaço de estudo, produção e reflexão sobre a gravura em metal. Aos cinquenta anos de carreira, Iole mantém uma rotina intensa, entre o fazer artístico e docência, contribuindo valorosamente com a difusão da técnica da gravura em metal, e mantendo intercâmbio com o mercado de arte europeu, participando e organizando mostras de artistas da gravura brasileira. Aquarelista, escultora e gravadora, premiada no Brasil e no exterior, a obra de Iole retrata de modo autorreferente, lugares, paisagens, objetos, e o amor cultivado, a paixão e o erotismo na vida conjugal. Nesta exposição Iole expõe uma coletânea de gravuras, que marcaram os 35 anos de sua produção, com destaque para o álbum “Eros”.

A exposição reúne 67 obras de 32 artistas, entre frequentadores e amigos da artista.


Artistas participantes :

Iole Di Natele, Altina Felício, Ana Cristina Andrade, Anna Vietas, Antonio Carlos Rampazzo, Beatriz Simões, Carla Petrini, Carmem Seiller, Cassiano Pereira Nunes, Fátima Lourenço, Francisca do Val, Gianni Baretta, Gilberto Habib, Graça Grant, Heloisa Pessoa, Ivani Fortunato Ranieri, Ivone Beltran, Lilian Arbex, Lourdes Bonaldi, Maria Pinto, Marina Martinelli, Nelson Maldonado, Nilmar Silveira, Ricardo Granata, Roseli Soares, Salete Mulin, Silvia Razo, Valdo Rechelo, Vera Chalmers e Zila Troper.


Artistas especialmente convidados:

Evandro Carlos Jardim, Gianne Baretta, Gisele Ottoboni, Roberto Mazzetto, Rubens Matuck e Ruth Sprung Tarasantchi.


De 29 de agosto a 16 de outubro de 2015 Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Sala BNDES: acesso pela Livraria João Alexandre Barbosa. Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo, SP




Gravura exposta

Lavis e chine colle

40 x 30 cm

1985 - 2014

bottom of page