top of page

FABRIANOinACQUARELLO 2014

Aquarela que representou a ABA - Associação Brasileira de Aquarela e da Arte sobre Papel, juntamente com outros artistas, na Exposição Internacional de Aquarela – FABRIANOinACQUARELLO 2014, entre junho e agosto últimos, no Museo della Carta e della Filigrana e em outros espaços de arte da cidade de Fabriano, Itália.


Aquarela sobre papel - 70 x 50 cm - 2014





Pelo segundo ano consecutivo, represento a ABA na Exposição Internacional de Aquarela na cidade em Fabriano, Italia.


A cidade é conhecida pela sua produção de papel.

A invenção do papel é tradicionalmente atribuída aos chineses, mas foram na verdade os árabes que, depois de ter aprendido os rudimentos da fabricação e feito algumas melhorias, espalharam o novo produto em todo o oeste. Foi um processo longo e árduo, que foi concluído na segunda metade do século 13, em Fabriano, uma pequena cidade do interior Marche.

Esta razão fez de Fabriano o centro de produção de papel mais importante da Europa, muito provavelmente relacionado à proximidade de Ancona, um porto que foi particularmente aberto ao comércio com o mundo árabe.

Os papéis da marca Fabriano são conhecidos e utilizados por artistas do mundo inteiro. Poucas empresas podem reivindicar esta herança e destinção por tanto tempo. Datados de 1264, documentos mostram que os papéis para artes plásticas de alta qualidade Fabriano foram utilizados e muito elogiados por Michelangelo.

Os mestres papeleiros de Fabriano foram pioneiros em muitos dos processos agora comuns na fabricação de papel, incluindo a marca d'água e a técnica da encolagem da superfície do papel utilizando gelatina.

Aquarela exposta em 2013

Aquarela sobre papel - 38 x 56 cm - 2010

bottom of page